MENU
X


Últimas Notícias

Você está em: Destaques > Últimas Notícias

Suely Araújo assume a presidência do Ibama


Sexta, 03 Junho 2016 

Licenciamento ambiental, fiscalização e a tragédia do rompimento da barragem de Mariana (MG) serão as prioridades da nova gestão do Ibama. Em ato realizado no gabinete do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, tomou posse nesta sexta-feira (3/6) a presidente do Ibama, Suely Araújo. A doutora em ciência política afirmou que o objetivo é fortalecer as operações estratégicas de controle em parceria com os Estados e demais órgãos.

As medidas ocorrerão no sentido de barrar qualquer prejuízo à rigidez das normas de proteção ambiental. "O licenciamento tem de ser organizado de forma mais eficaz para conseguir dar respostas sem perder qualquer rigor nas exigências ambientais", defendeu a presidente do Ibama. "Também serão organizadas parcerias com os Estados nas operações de fiscalização, além de ser reforçado o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama)", acrescentou.

A presidente do Ibama destacou que é fundamental tratar com transparência a situação da região de Mariana (MG), atingida, em 5 de novembro de 2015, pelo rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, de propriedade da Samarco Mineração. "Vamos garantir mais efetividade e maior presença do governo federal no caso", explicou Suely. O desastre derramou 34 milhões de m³ de lama sobre o vale da região, cujos rios deságuam no Rio Doce.

PERFIL

Urbanista e advogada, Suely é doutora em ciência política pela Universidade de Brasília (UnB), com pesquisas nas áreas de políticas públicas e estudos legislativos. Recebeu menção honrosa do Prêmio Capes por sua tese de doutorado "Política ambiental no Brasil no período de 1992/2012: um estudo comparado das agendas verde e marrom". O trabalho também foi homenageado em concurso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).

Desde 1991, Suely atua nas áreas de meio ambiente e direito ambiental, urbanismo e direito urbanístico como consultora legislativa da Câmara dos Deputados. Autora de diversas publicações sobre os temas, a presidente do Ibama atua, desde 2010, como professora voluntária da UnB nos cursos de graduação em ciência política e gestão de políticas públicas.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente.

Newsletter

Assine nossa lista de publicações.